Close Menu
Sol 87FM
  • Home
  • Notícias
    • Brasil
    • Tocantins
    • Entretenimento
    • Politica
    • Cidade
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Facebook Instagram WhatsApp
Sol 87FM segunda-feira, 13 julho
Facebook Instagram TikTok
Pedir Música
  • Home
  • Notícias
    1. Brasil
    2. Tocantins
    3. Entretenimento
    4. Politica
    5. Cidade
    6. Ver Todas

    Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

    setembro 16, 2024

    ‘Maio Amarelo’ tem ações em escolas e ruas para prevenir acidentes no trânsito no AP

    setembro 16, 2024

    Crianças autistas participam de sessão de terapia com cães do Bope em Macapá

    setembro 16, 2024

    Jacaré de 2 metros é resgatado dentro do campus do Ifap em Macapá; é o 2º animal em 17 dias

    setembro 16, 2024

    Suspeito armado com facão morre após ser baleado em ação da PM e cair em reservatório de água

    julho 12, 2026

    Homem de 51 anos morre após ser atropelado por ônibus na TO-080, em Luzimangues

    julho 12, 2026

    Homem morre após sofrer choque elétrico com fiação de uma bomba de caixa d’água

    julho 12, 2026

    Mega-Sena: apostas do Tocantins faturam R$ 84 mil ao acertar cinco dezenas

    julho 12, 2026

    Consagração de Liniker na turnê ‘Bye bye Caju’ mostra que é possível ser popstar e seguir a própria cartilha

    julho 13, 2026

    Gustavo Mioto lança balada country em inglês que integra o primeiro álbum internacional do cantor sertanejo

    julho 12, 2026

    Mateus Aleluia canta a nobreza do amor em transcendental show solo no Rio

    julho 12, 2026

    Álbum que pôs o pianista Sergio Mendes no mapa-múndi do pop é reeditado em LP 60 anos após o lançamento em 1966

    julho 11, 2026

    Barroso autoriza Marcos Valério a cumprir pena no regime semiaberto

    setembro 16, 2024

    Ministro do STF nega revisão de pena para Ramon Hollerbach no mensalão do PT

    setembro 16, 2024

    STF perdoa pena de mais dois condenados no mensalão do PT com base no indulto de Temer

    setembro 16, 2024

    STF concede liberdade condicional à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello

    setembro 16, 2024

    Consagração de Liniker na turnê ‘Bye bye Caju’ mostra que é possível ser popstar e seguir a própria cartilha

    julho 13, 2026

    Homem de 28 anos é morto a tiros por dupla em moto em Guaraí; vídeo mostra ataque

    julho 12, 2026

    Suspeito armado com facão morre após ser baleado em ação da PM e cair em reservatório de água

    julho 12, 2026

    Corpos de vítimas de acidente entre carretas na BR-153, em Colinas do Tocantins, passa por exames para identificação

    julho 12, 2026
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Sol 87FM
Home»Entretenimento»Se Claudia Leitte fala em respeito, que a artista então respeite as músicas e religiões de matrizes afro-brasileiras…
Entretenimento

Se Claudia Leitte fala em respeito, que a artista então respeite as músicas e religiões de matrizes afro-brasileiras…

dezembro 30, 2024Nenhum comentário0 Visitas

♫ OPINIÃO
♩ Claudia Leitte sai de 2024 com a imagem arranhada, acusada de intolerância religiosa. Inquérito instaurado pelo Ministério Público da Bahia neste mês de dezembro vai apurar se a artista tem cometido atos de racismo religioso por vir trocando verso da letra de Caranguejo (Alan Moraes, Durval Luz, Luciano Pinto e Ninho Balla, 2004), música lançada por Claudia quando era vocalista do grupo Babado Novo e ainda mantida no roteiro dos shows da cantora, por intolerância com o credo alheio.
Ultimamente, ao cantar Caranguejo, Claudia tem trocado o nome do orixá Iemanjá por Yeshua, nome de Jesus em hebraico. Na apresentação de Claudia Leitte no Festival da Virada na noite de domingo, 29 de dezembro, a cantora excluiu a música do repertório, certamente por estar em palco de Salvador (BA), cidade de onde partiu a denúncia. Mas consta que Caranguejo esteve no roteiro do show apresentado pela artista no Recife (PE) no sábado, 28 de dezembro, com a letra alterada.
Na entrevista coletiva que deu no festival de Salvador (BA), Claudia Leitte se pronunciou com discurso vago – “Esse é um assunto muito sério. Daqui do meu lugar de privilégio, o racismo é uma pauta que deve ser discutida com a devida seriedade, e não de forma superficial. Prezo muito pelo respeito, pela solidariedade e pela integridade. Não podemos negociar esses valores de jeito nenhum, nem os jogar ao tribunal da internet. É isso” – em que, a rigor, nada diz sobre o X da questão: a alteração na letra da música por suposto incômodo com a saudação ao orixá Iemanjá.
Artista que já declarou publicamente ser cristã neopentecostal, Claudia Leitte tem todo o direito de exercer sua fé e de não cantar mais músicas que louvem orixás se entender que a saudação não se afina com a fé que professa. Mas não tem o direito de alterar um verso de música de autoria alheia para suprimir o nome de um orixá na letra dessa música. Ou de qualquer outra música.
Cadê o respeito de que falou ao se pronunciar sobre o caso? A propósito, esse caso já vinha se arrastando desde fevereiro, mas ganhou proporção maior com a abertura do inquérito pelo MP da Bahia. E as denúncias (como a do Instituto de Defesa dos Direitos das Religiões Afro-Brasileiras) são justas, assim como as críticas feitas a Claudia nas redes sociais, no tal “tribunal da internet”.
Até porque cabe lembrar que Claudia Leitte fez nome dentro do universo da axé music, rótulo dado à música afro-pop-baiana que irrompeu em Salvador (BA) em 1985, e que o gênero tem entre os celeiros blocos afros como Ile Aiyê e Olodum. Saudações a orixás das religiões de matriz afro-brasileira são naturais e recorrentes no repertório da axé music. E isso precisa ser respeitado por Claudia Leitte.

Fonte: G1 Entretenimento

Compartilhar. Facebook Twitter Telegram Email Copy Link WhatsApp

Mais Notícias

Consagração de Liniker na turnê ‘Bye bye Caju’ mostra que é possível ser popstar e seguir a própria cartilha

julho 13, 20260 Visitas

Gustavo Mioto lança balada country em inglês que integra o primeiro álbum internacional do cantor sertanejo

julho 12, 20260 Visitas

Mateus Aleluia canta a nobreza do amor em transcendental show solo no Rio

julho 12, 20260 Visitas
BANNER LOCAL LATERAL
Top Posts

Veja outros looks polêmicos de Bianca Censori, esposa de Kanye West que apareceu nua no Grammy 2025

fevereiro 4, 202568 Visitas

Adolescente e jovem de 23 anos são suspeitos de vender drogas próximo de delegacia e escola, diz polícia

dezembro 28, 202457 Visitas

Mulher desiste de acusar Jay-Z por estupro, diz revista

fevereiro 15, 202556 Visitas

Médico é suspeito de invadir carro e agredir delegado aposentado durante confusão no trânsito

setembro 19, 202438 Visitas
Siga-nós
Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
Nosso App
© 2026 Rádio afiliada a Farcom Tocantins - www.farcomto.org

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

imunify-bot-check