Close Menu
Sol 87FM
  • Home
  • Notícias
    • Brasil
    • Tocantins
    • Entretenimento
    • Politica
    • Cidade
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Facebook Instagram WhatsApp
Sol 87FM quarta-feira, 15 abril
Facebook Instagram TikTok
Pedir Música
  • Home
  • Notícias
    1. Brasil
    2. Tocantins
    3. Entretenimento
    4. Politica
    5. Cidade
    6. Ver Todas

    Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

    setembro 16, 2024

    ‘Maio Amarelo’ tem ações em escolas e ruas para prevenir acidentes no trânsito no AP

    setembro 16, 2024

    Crianças autistas participam de sessão de terapia com cães do Bope em Macapá

    setembro 16, 2024

    Jacaré de 2 metros é resgatado dentro do campus do Ifap em Macapá; é o 2º animal em 17 dias

    setembro 16, 2024

    Nova gestão das UPAs de Palmas prevê ampliação de serviços e metas de qualidade; entenda

    abril 15, 2026

    Homem é condenado após criar perfil falso e enviar ameaças ao atual namorado da ex

    abril 15, 2026

    Mulher reencontra ‘médico bonitão’ após vídeo de atendimento viralizar; assista

    abril 15, 2026

    Operações investigam supostas fraudes em contratos públicos

    abril 15, 2026

    8 das 10 músicas mais ouvidas no Brasil hoje têm artistas de produtoras alvos da PF

    abril 15, 2026

    Val Kilmer, ator que morreu em 2025, é recriado por inteligência artificial em novo filme; veja trailer

    abril 15, 2026

    ‘Bololô Records’, produtora musical de MC Ryan SP que projetou astros do funk, é alvo da PF

    abril 15, 2026

    Sydney Sweeney volta a fazer campanha da American Eagle após polêmica sobre eugenia e sexualização

    abril 15, 2026

    Barroso autoriza Marcos Valério a cumprir pena no regime semiaberto

    setembro 16, 2024

    STF perdoa pena de mais dois condenados no mensalão do PT com base no indulto de Temer

    setembro 16, 2024

    Ministro do STF nega revisão de pena para Ramon Hollerbach no mensalão do PT

    setembro 16, 2024

    STF concede liberdade condicional à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello

    setembro 16, 2024

    8 das 10 músicas mais ouvidas no Brasil hoje têm artistas de produtoras alvos da PF

    abril 15, 2026

    Val Kilmer, ator que morreu em 2025, é recriado por inteligência artificial em novo filme; veja trailer

    abril 15, 2026

    Nova gestão das UPAs de Palmas prevê ampliação de serviços e metas de qualidade; entenda

    abril 15, 2026

    Homem é condenado após criar perfil falso e enviar ameaças ao atual namorado da ex

    abril 15, 2026
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Sol 87FM
Home»Entretenimento»Rede social X afirma que volta de acesso ao serviço no Brasil foi ‘involuntária’
Entretenimento

Rede social X afirma que volta de acesso ao serviço no Brasil foi ‘involuntária’

setembro 19, 2024Nenhum comentário0 Visitas
Antigo Twitter voltou a estar parcialmente acessível no Brasil nesta quarta-feira (18); rede foi suspensa pelo STF no fim de agosto após descumprimento de decisões judiciais. Logotipo do X, antigo Twitter, na entrada do Supremo Tribunal Federal (STF)
Ueslei Marcelino/Reuters
A rede social X afirmou nesta quarta-feira (18) que a volta temporária do serviço da plataforma no Brasil foi “involuntária” e ocorreu devido a um problema técnico, de acordo com a Agência France-Presse (AFP).
Uma mudança de provedor de rede “resultou em uma restauração temporária e involuntária do serviço para os usuários brasileiros”, escreveu o X, segundo a agência, em sua conta de Assuntos Governamentais Globais, acrescentando que espera que a plataforma volte a ficar inacessível no país “em breve”.
Por que o X voltou a funcionar para alguns usuários mesmo com bloqueio no Brasil
A rede social voltou a estar parcialmente acessível no Brasil nesta quarta-feira, após ter sido suspensa em 30 de agosto por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) devido a descumprimentos judiciais.
Segundo a Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), o X passou a usar endereços de IP vinculados a servidores da Cloudflare. Uma mudança de servidores permitiu que usuários brasileiros voltassem a acessar a plataforma nesta quarta-feira.
Relatos no Bluesky indicaram que algumas pessoas conseguiram acessar e publicar no X pelo Wi-Fi e pela rede móvel da operadora, mesmo sem usar VPN.
Na prática, a mudança ajudou o X a driblar o bloqueio feito por operadores de telefonia após a ordem judicial. Com os novos servidores, fica mais difícil para os provedores impedirem o acesso à rede.
A Cloudflare é uma empresa que fornece serviços e pode atuar como um intermediário entre o servidor de um site e o usuário. Neste caso, esse serviço permitiu que o X se tornasse mais resistente contra o bloqueio.
“Diferente do sistema anterior, que usava IPs específicos e passíveis de bloqueio, o novo sistema [Cloudflare] faz uso de IPs dinâmicos que mudam constantemente”, diz a Abrint.
IP é uma sequência de números que funciona como o endereço de um servidor. Ao digitar o endereço de um site, o navegador transforma o link em um IP (sigla em inglês para “protocolo de internet”).
A Abrint afirma que as operadoras estão em uma posição delicada e aguardam o posicionamento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para entender quais medidas devem ser tomadas.
“Os provedores não podem tomar ações por conta própria sem uma orientação oficial da Anatel, pois um bloqueio equivocado poderia afetar empresas legítimas”, diz a associação.
X suspenso no Brasil desde agosto
O X foi suspenso após determinação do ministro do STF Alexandre de Moraes. Ele tomou a decisão depois que a empresa não obedeceu uma ordem de instituir um representante legal no país.
Em 28 de agosto, Moraes deu 24h para o X atender essa determinação. O prazo venceu às 20h07 do dia seguinte, e o X escreveu que não obedeceria o que chamou de “ordem ilegal”.
Ainda em 29 de agosto, Moraes determinou o bloqueio das contas da Starlink, outra empresa de Musk, que fornece internet via satélite, para garantir o pagamento das multas aplicadas pela Justiça contra o X.
O ministro desbloqueou as contas da Starlink na sexta-feira (13) e determinou a transferência de R$ 18,35 milhões para os cofres da União. O valor será usado para quitar as multas aplicadas pela Justiça contra o X.
Compartilhar. Facebook Twitter Telegram Email Copy Link WhatsApp

Mais Notícias

8 das 10 músicas mais ouvidas no Brasil hoje têm artistas de produtoras alvos da PF

abril 15, 20260 Visitas

Val Kilmer, ator que morreu em 2025, é recriado por inteligência artificial em novo filme; veja trailer

abril 15, 20260 Visitas

‘Bololô Records’, produtora musical de MC Ryan SP que projetou astros do funk, é alvo da PF

abril 15, 20260 Visitas
BANNER LOCAL LATERAL
Top Posts

Veja outros looks polêmicos de Bianca Censori, esposa de Kanye West que apareceu nua no Grammy 2025

fevereiro 4, 202567 Visitas

Mulher desiste de acusar Jay-Z por estupro, diz revista

fevereiro 15, 202556 Visitas

Adolescente e jovem de 23 anos são suspeitos de vender drogas próximo de delegacia e escola, diz polícia

dezembro 28, 202450 Visitas

Médico é suspeito de invadir carro e agredir delegado aposentado durante confusão no trânsito

setembro 19, 202438 Visitas
Siga-nós
Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
Nosso App
© 2026 Rádio afiliada a Farcom Tocantins - www.farcomto.org

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.