Fenômeno foi registrado nesta segunda-feira (14). Segundo meteorologista, tromba d’água se forma devido a diferença de temperatura do ambiente. Pintor flagra tromba d’água no lago de Palmas
A manhã com nuvens carregadas e chuva rendeu um fenômeno raro aos moradores de Palmas nesta segunda-feira (14). Uma tromba d’água se formou no Lago de Palmas e chamou a atenção do pintor Renato Pereira da Silva, que viu o fenômeno pela primeira vez.
“É incrível, mas é meio assustador esse negócio, tá doido. Graças a Deus eu só vi de longe, se tiver perto não tem graça, não”, comentou.
Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.O registro foi feito por volta de 12h, no intervalo de almoço do pintor que estava trabalhando em um prédio da orla da Praia da Graciosa. No vídeo é possível ver a chegada de um redemoinho no céu, com o tempo mais fechado. A imagem mostra o funil se aproximando da superfície do lago.
Segundo o meteorologista Francisco de Assis Diniz, a tromba d’água é um fenômeno meteorológico causado pelo choque de temperatura, quando uma nuvem intensa de chuva forma uma espécie de funil sobre uma área aberta e com muita água.
“A tromba d’água se forma devido a diferença de temperatura do ambiente em que a nuvem desce, forma-se a nuvem funil e toca na lâmina da água. Quando [acontece] em terra, aí é um tornado. É o mesmo sentido físico do tornado também”, explicou o meteorologista.
Pintor filmou tromba d’água se formando no lago de Palmas
Renato Pereira/Divulgação
LEIA TAMBÉM
Vídeo mostra destruição após panela de pressão explodir em cozinha de pizzaria: ‘Estrutura da casa deu uma tremida’
Tocantinópolis cria ‘taxa de manutenção viária’ após cidade virar rota de caminhões por queda de ponte entre TO e MA
Sebrae abre seleção para contratar analista técnico com salário de R$ 5,2 mil
O consultor climático ressaltou que do modo como se formou o fenômeno não ofereceu risco aos banhistas em embarcações, mas a situação poderia ser diferente caso a tromba d’água tocasse a superfície da água com mais intensidade.
“Quando ela pega na lâmina da água de maneira mais forte levanta água e levanta até peixe também. Se pegar em uma embarcação é perigoso”, comentou.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Fonte: G1 Tocantins
