Close Menu
Sol 87FM
  • Home
  • Notícias
    • Brasil
    • Tocantins
    • Entretenimento
    • Politica
    • Cidade
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Facebook Instagram WhatsApp
Sol 87FM quinta-feira, 21 maio
Facebook Instagram TikTok
Pedir Música
  • Home
  • Notícias
    1. Brasil
    2. Tocantins
    3. Entretenimento
    4. Politica
    5. Cidade
    6. Ver Todas

    Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

    setembro 16, 2024

    ‘Maio Amarelo’ tem ações em escolas e ruas para prevenir acidentes no trânsito no AP

    setembro 16, 2024

    Crianças autistas participam de sessão de terapia com cães do Bope em Macapá

    setembro 16, 2024

    Jacaré de 2 metros é resgatado dentro do campus do Ifap em Macapá; é o 2º animal em 17 dias

    setembro 16, 2024

    Tocantinense que começou estudos com livros achados no lixo conquista mestrado na França e fala cinco idiomas

    maio 21, 2026

    Ponte sobre o Rio Tocantins na BR-235 é totalmente interditada; entenda

    maio 21, 2026

    Polícia Civil faz operação e investiga suspeita de irregularidades na Saúde de Palmas

    maio 21, 2026

    Duplicação da ponte de Palmas chega a 65% e deve ser finalizada em dezembro, diz governo

    maio 21, 2026

    Deolane Bezerra: relembre todas as vezes em que a influenciadora esteve ‘enrolada’ com a Justiça

    maio 21, 2026

    Ex-BBB Marcos Harter recebe punição do CFM por infrações ao Código de Ética Médica

    maio 21, 2026

    ‘O Mandaloriano e Grogu’: Diretor explica motivo para transformar série em filme e ‘participação de luxo’ de Martin Scorsese

    maio 21, 2026

    Michael Jackson: série sobre casos de abuso infantil envolvendo cantor ganha trailer; assista

    maio 20, 2026

    Barroso autoriza Marcos Valério a cumprir pena no regime semiaberto

    setembro 16, 2024

    STF perdoa pena de mais dois condenados no mensalão do PT com base no indulto de Temer

    setembro 16, 2024

    Ministro do STF nega revisão de pena para Ramon Hollerbach no mensalão do PT

    setembro 16, 2024

    STF concede liberdade condicional à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello

    setembro 16, 2024

    Tocantinense que começou estudos com livros achados no lixo conquista mestrado na França e fala cinco idiomas

    maio 21, 2026

    Ponte sobre o Rio Tocantins na BR-235 é totalmente interditada; entenda

    maio 21, 2026

    Polícia Civil faz operação e investiga suspeita de irregularidades na Saúde de Palmas

    maio 21, 2026

    Deolane Bezerra: relembre todas as vezes em que a influenciadora esteve ‘enrolada’ com a Justiça

    maio 21, 2026
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Sol 87FM
Home»Entretenimento»‘Justiça sempre encontra problema’, diz Nunes sobre decisão que declarou inconstitucional a flexibilização de barulho em shows
Entretenimento

‘Justiça sempre encontra problema’, diz Nunes sobre decisão que declarou inconstitucional a flexibilização de barulho em shows

setembro 14, 2025Nenhum comentário0 Visitas

Ricardo Nunes no último dia de The Town.
João de Mari/ g1
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), afirmou neste domingo (14) que a prefeitura não vai recorrer da decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), que declarou inconstitucional o artigo 5º da Lei 18.209/2014, que flexibilizava os limites de barulho em estádios e shows.
O texto, apelidado de “jabuti”, pretendia liberar grandes eventos das regras de ruído. Foi a segunda vez que o TJ-SP considerou a medida inconstitucional.
🔍No jargão político, um “jabuti” é uma matéria estranha ao tema principal que é incluída em um projeto de lei em processo de aprovação no Legislativo.
Na prática, ficam mantidos os limites de som já estabelecidos pela legislação municipal, que prevê sanções para quem os ultrapassar.
Após coletiva realizada neste domingo, na qual foi anunciada a terceira edição do megaevento The Town, prevista para 2027, Nunes afirmou que não vai insistir no recurso. Morador de Interlagos, região onde acontece o festival, ele minimizou o impacto do barulho.
“Nem sequer escuto o som do festival. Escuto muito mais os roncos dos carros da Fórmula 1, que também são realizados no autódromo, do que os shows do The Town. A Justiça sempre encontra algum questionamento”, disse.
O TJSP declarou inconstitucional no dia 3 de setembro o artigo 5º. O texto havia sido aprovado pela Câmara Municipal no ano passado. A decisão se baseou em dois argumentos principais: a falta de pertinência temática da emenda parlamentar com o projeto de lei original, que tratava de gestão de resíduos sólidos, além da ausência de participação popular e do planejamento técnico na sua aprovação.
A flexibilização tinha sido aprovada pelos vereadores como um “jabuti”: foi incluída em um projeto de lei que tratava da expansão do aterro sanitário da Central de Tratamento Leste (CTL), em São Mateus, na Zona Leste. À época, o texto chegou a ser sancionado pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB).
Num caso parecido, os vereadores da base do prefeito também aproveitaram a discussão de um projeto de lei que tratava da regulamentação das chamadas “dark kitchens” para elevar de 55 para 75 decibéis o nível de barulho produzido por esses espaços durante a noite na cidade. A norma foi considerada igualmente inconstitucional pela Órgão Especial do TJ-SP.
Show do grupo Titãs, no Allianz Parque, em janeiro de 2023.
Marcos Hermes/Divulgação/Titãs
Flexibilização de ruídos
Entre as flexibilizações, o artigo 5º autorizava ruídos em:
Manifestações em festividades religiosas, comemorações oficiais, reuniões desportivas, festejos ou ensaios carnavalescos e juninos, passeatas, desfiles, fanfarras e bandas de música, desde que realizados em horário e local previamente autorizados ou em circunstâncias consagradas pela tradição;
Shows e eventos previamente autorizados pelo Poder Executivo;
Instituições de ensino, desde que o ruído fosse produzido durante e em razão das atividades educacionais.
Por meio de nota, a Procuradoria Geral do Município (PGM) da gestão Nunes informou que analisará as medidas que poderão ser adotadas tão logo seja notificada da decisão do TJ-SP.
O g1 também procurou a Câmara Municipal para comentar a decisão, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.
LEIA TAMBÉM
TJ suspende em definitivo aumento do limite de barulho de 55 para 75 decibéis em estádios e casas de espetáculos em SP

Fonte: G1 Entretenimento

Compartilhar. Facebook Twitter Telegram Email Copy Link WhatsApp

Mais Notícias

Deolane Bezerra: relembre todas as vezes em que a influenciadora esteve ‘enrolada’ com a Justiça

maio 21, 20260 Visitas

Ex-BBB Marcos Harter recebe punição do CFM por infrações ao Código de Ética Médica

maio 21, 20260 Visitas

‘O Mandaloriano e Grogu’: Diretor explica motivo para transformar série em filme e ‘participação de luxo’ de Martin Scorsese

maio 21, 20260 Visitas
BANNER LOCAL LATERAL
Top Posts

Veja outros looks polêmicos de Bianca Censori, esposa de Kanye West que apareceu nua no Grammy 2025

fevereiro 4, 202568 Visitas

Mulher desiste de acusar Jay-Z por estupro, diz revista

fevereiro 15, 202556 Visitas

Adolescente e jovem de 23 anos são suspeitos de vender drogas próximo de delegacia e escola, diz polícia

dezembro 28, 202454 Visitas

Médico é suspeito de invadir carro e agredir delegado aposentado durante confusão no trânsito

setembro 19, 202438 Visitas
Siga-nós
Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
Nosso App
© 2026 Rádio afiliada a Farcom Tocantins - www.farcomto.org

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.