Close Menu
Sol 87FM
  • Home
  • Notícias
    • Brasil
    • Tocantins
    • Entretenimento
    • Politica
    • Cidade
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Facebook Instagram WhatsApp
Sol 87FM segunda-feira, 22 junho
Facebook Instagram TikTok
Pedir Música
  • Home
  • Notícias
    1. Brasil
    2. Tocantins
    3. Entretenimento
    4. Politica
    5. Cidade
    6. Ver Todas

    Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

    setembro 16, 2024

    ‘Maio Amarelo’ tem ações em escolas e ruas para prevenir acidentes no trânsito no AP

    setembro 16, 2024

    Crianças autistas participam de sessão de terapia com cães do Bope em Macapá

    setembro 16, 2024

    Jacaré de 2 metros é resgatado dentro do campus do Ifap em Macapá; é o 2º animal em 17 dias

    setembro 16, 2024

    Entenda a história da tocantinense que trocou a vida na Europa pela rotina no interior e viralizou

    junho 22, 2026

    Lúpus, luto e recomeço: as tragédias por trás do vídeo que mudou a vida de tocantinense

    junho 21, 2026

    Vídeo de baterista de Henrique e Juliano tocando de mochila volta a chamar atenção nas redes após reação de cantora

    junho 21, 2026

    Formada na Europa e trabalhando com carvão: por que vídeo de tocantinense viralizou mais de 13 milhões de vezes

    junho 21, 2026

    ‘Olha a aura… é mentira!’: Dancinhas de TikTok e remixes de funk invadem quadrilhas escolares

    junho 22, 2026

    Estreantes no Rock in Rio, duo português Calema anuncia feat com Lauana Prado

    junho 22, 2026

    Kevinho passa mal durante show em Portugal por conta do calor: ‘Não devo ter me hidratado o suficiente’

    junho 22, 2026

    Homem morre após cair da arquibancada em show da banda Goose no Madison Square Garden

    junho 21, 2026

    Barroso autoriza Marcos Valério a cumprir pena no regime semiaberto

    setembro 16, 2024

    STF perdoa pena de mais dois condenados no mensalão do PT com base no indulto de Temer

    setembro 16, 2024

    Ministro do STF nega revisão de pena para Ramon Hollerbach no mensalão do PT

    setembro 16, 2024

    STF concede liberdade condicional à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello

    setembro 16, 2024

    ‘Olha a aura… é mentira!’: Dancinhas de TikTok e remixes de funk invadem quadrilhas escolares

    junho 22, 2026

    Estreantes no Rock in Rio, duo português Calema anuncia feat com Lauana Prado

    junho 22, 2026

    Entenda a história da tocantinense que trocou a vida na Europa pela rotina no interior e viralizou

    junho 22, 2026

    Kevinho passa mal durante show em Portugal por conta do calor: ‘Não devo ter me hidratado o suficiente’

    junho 22, 2026
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Sol 87FM
Home»Tocantins»Tremor de magnitude 2,8 registrado no TO é relativamente comum no país, diz RSBR
Tocantins

Tremor de magnitude 2,8 registrado no TO é relativamente comum no país, diz RSBR

maio 24, 2026Nenhum comentário0 Visitas

Tremor de terra é registrado no sul do estado
O tremor de terra de magnitude 2,8 registrado entre Cariri do Tocantins e Gurupi, na região sul do estado, na madrugada da última quinta-feira (21), não teve relatos de moradores. Segundo a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), tremores de baixa magnitude, como o registrado no interior do estado, são relativamente comuns e ocorrem quase todas as semanas em diferentes regiões do país.
O sismo foi analisado pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB). A RSBR, responsável pelo monitoramento, é coordenada pelo Observatório Nacional (ON/MCTI) e conta com o apoio do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM).
📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp
De acordo com especialistas da RSBR, tremores de baixa magnitude ocorrem quase todas as semanas em diferentes regiões do Brasil e, em muitos casos, passam despercebidos pela população.
No registro recente, não houve relatos de moradores que tenham sentido o tremor, nem registros de danos na região.
Apesar da baixa intensidade, o Tocantins já chegou a registrar um tremor de magnitude 3,4, com duração de 45 segundos, em dezembro de 2022, no município de Talismã, no sul do estado. Esse abalo é considerado o mais forte até então registrado no estado.
Na época, moradores relataram um barulho semelhante ao de um trovão, seguido de vibrações que fizeram portas, janelas e o chão tremerem.
LEIA MAIS:
Tocantins registrou 28 tremores de terra nos últimos 10 anos; veja qual foi o mais forte
Tremor de terra de magnitude 2,8 é registrado no interior do TO, diz rede sismográfica
Dor e propósito: quem é o estudante de medicina que viralizou com homenagem aos pais que sobreviveram ao câncer
Outro evento que chamou atenção ocorreu em agosto de 2019, quando um tremor de magnitude 3,1 foi registrado em Ipueiras. O abalo também foi sentido em cidades vizinhas, como Santa Rosa do Tocantins e Silvanópolis. Segundo relatos, a sensação foi semelhante à passagem de um caminhão pesado.
O tremor foi registrado na madrugada desta quinta-feira (21)
Divulgação/Rede Sismográfica Brasileira
Entenda os riscos e a percepção do tremor
Embora assustem, tremores com magnitude abaixo de 4,0 dificilmente causam rachaduras ou estragos em casas, mesmo nas mais simples. Bruno Collaço explica que a população começa a sentir os abalos a partir da magnitude 2,5, percebendo vibrações, barulhos ou objetos se movendo. No entanto, a força do tremor não é suficiente para derrubar prédios.
“Contudo, os sismos são fenômenos impossíveis de prever e não dá para dizer se as magnitudes podem aumentar. Por isso, contamos também com a contribuição da população, que pode reportar tremores sentidos por meio da nossa plataforma, o que ajuda no monitoramento”, afirma Bruno Collaço.
Segundo o especialista, o Tocantins está localizado no centro de uma placa tectônica (o bloco de rocha que forma o continente), o que garante mais segurança do que em países como Japão ou Chile, que ficam nas bordas dessas placas. No centro, os tremores costumam ser mais raros e mais fracos.
Mesmo assim, o risco não é zero. “Em 1955, o Brasil registrou um tremor de magnitude 6,2. O fato mostra que abalos mais fortes podem acontecer no país, mesmo longe das bordas das placas tectônicas”, informa o sismólogo.
Engenharia e normas brasileiras
A engenharia civil praticada no Brasil é considerada resistente aos níveis de sismos registrados habitualmente no Tocantins. O estado encontra-se em uma zona de perigo baixo a moderado, conforme as diretrizes da norma ABNT NBR 15421, que regulamenta projetos de estruturas resistentes a sismos.
“O maior problema são as habitações populares e construções informais, que não foram projetadas com essas exigências em mente. Em um cenário de um eventual sismo de maior magnitude, essas construções ficariam vulneráveis, como já ocorreu antes no Ceará, em Minas Gerais e no Rio Grande do Norte”, conclui o especialista.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Compartilhar. Facebook Twitter Telegram Email Copy Link WhatsApp

Mais Notícias

Entenda a história da tocantinense que trocou a vida na Europa pela rotina no interior e viralizou

junho 22, 20260 Visitas

Lúpus, luto e recomeço: as tragédias por trás do vídeo que mudou a vida de tocantinense

junho 21, 20260 Visitas

Vídeo de baterista de Henrique e Juliano tocando de mochila volta a chamar atenção nas redes após reação de cantora

junho 21, 20260 Visitas
BANNER LOCAL LATERAL
Top Posts

Veja outros looks polêmicos de Bianca Censori, esposa de Kanye West que apareceu nua no Grammy 2025

fevereiro 4, 202568 Visitas

Adolescente e jovem de 23 anos são suspeitos de vender drogas próximo de delegacia e escola, diz polícia

dezembro 28, 202457 Visitas

Mulher desiste de acusar Jay-Z por estupro, diz revista

fevereiro 15, 202556 Visitas

Médico é suspeito de invadir carro e agredir delegado aposentado durante confusão no trânsito

setembro 19, 202438 Visitas
Siga-nós
Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
Nosso App
© 2026 Rádio afiliada a Farcom Tocantins - www.farcomto.org

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

imunify-bot-check