Close Menu
Sol 87FM
  • Home
  • Notícias
    • Brasil
    • Tocantins
    • Entretenimento
    • Politica
    • Cidade
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Facebook Instagram WhatsApp
Sol 87FM segunda-feira, 27 abril
Facebook Instagram TikTok
Pedir Música
  • Home
  • Notícias
    1. Brasil
    2. Tocantins
    3. Entretenimento
    4. Politica
    5. Cidade
    6. Ver Todas

    Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

    setembro 16, 2024

    ‘Maio Amarelo’ tem ações em escolas e ruas para prevenir acidentes no trânsito no AP

    setembro 16, 2024

    Crianças autistas participam de sessão de terapia com cães do Bope em Macapá

    setembro 16, 2024

    Jacaré de 2 metros é resgatado dentro do campus do Ifap em Macapá; é o 2º animal em 17 dias

    setembro 16, 2024

    Após dias desaparecido, homem é encontrado morto às margens de rodovia e reconhecido pelo filho, diz PM

    abril 26, 2026

    Homem é encontrado morto em matagal com sinais de golpes na cabeça

    abril 26, 2026

    Conheça muro de pedras histórico construído por escravizados na região das Serras Gerais no TO

    abril 26, 2026

    Homem é preso suspeito de matar vizinho que se recusou a fornecer água e energia, diz PM

    abril 26, 2026

    Nedra Talley Ross, última membro original do grupo Ronettes, morre aos 80 anos

    abril 26, 2026

    Moacyr Luz e Gabriel Moura se juntam na cadência da brasilidade que rege o álbum colaborativo ‘Moa + Moura’

    abril 26, 2026

    Anitta garimpa o ouro da existência na ruptura espiritual de ‘Equilibrium’, sem renegar o funk em álbum corajoso

    abril 26, 2026

    Marina Lima valida assinatura moderna da obra autoral, entre perdas e ganhos, no show dos 70 anos

    abril 26, 2026

    Barroso autoriza Marcos Valério a cumprir pena no regime semiaberto

    setembro 16, 2024

    STF perdoa pena de mais dois condenados no mensalão do PT com base no indulto de Temer

    setembro 16, 2024

    Ministro do STF nega revisão de pena para Ramon Hollerbach no mensalão do PT

    setembro 16, 2024

    STF concede liberdade condicional à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello

    setembro 16, 2024

    Moacyr Luz e Gabriel Moura se juntam na cadência da brasilidade que rege o álbum colaborativo ‘Moa + Moura’

    abril 26, 2026

    Nedra Talley Ross, última membro original do grupo Ronettes, morre aos 80 anos

    abril 26, 2026

    Anitta garimpa o ouro da existência na ruptura espiritual de ‘Equilibrium’, sem renegar o funk em álbum corajoso

    abril 26, 2026

    Foragido por matar jovem em campo de futebol de Palmas é preso durante operação em Goiás

    abril 26, 2026
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Sol 87FM
Home»Entretenimento»Retrospectiva 2025 – Música brasileira perde artistas singulares, insubstituíveis
Entretenimento

Retrospectiva 2025 – Música brasileira perde artistas singulares, insubstituíveis

dezembro 26, 2025Nenhum comentário0 Visitas

Galeria com alguns artistas da música brasileira que faleceram ao longo de 2025
Divulgação / Montagem g1
♫ RETROSPECTIVA 2025
♬ A morte da flautista Odette Ernest Dias (1929 – 2025) na véspera do Natal, 24 de dezembro, engrossou a lista de perdas irreparáveis sofridas pela música brasileira ao longo do ano. No Brasil desde os 23 anos, a instrumentista francesa integrou a Orquestra Sinfônica Brasileira e foi uma das fundadoras do Clube do Choro de Brasília.
A morte da flautista, aos 96 anos, foi mais uma nota desafinada na pauta de 2025. A rigor, todo ano há grandes perdas na música brasileira. A morte é lei natural da vida. Contudo, em 2025, partiram artistas singulares, cujas mortes desmentem a máxima de que ninguém é insubstituível.
Como encontrar outra cantora da dimensão de Nana Caymmi (1941 – 2025), intérprete que saiu de cena em 1º de maio, aos 84 anos? Nana foi cantora cuja voz encharcada de sentimento, vinda das profundezas da alma. Nana foi tão grande que fez o próprio nome sem se escorar no pai gigante, um certo Dorival Caymmi (1914 – 2008).
Todo o sentimento, sobretudo as tristezas que o amor lhe deu, também pulsou na voz rouca de Angela Ro Ro (1949 – 2025), calada em 8 de setembro. A cantora, compositora e pianista morreu aos 75 anos, deixando canções ardentes, geradas na fogueira das paixões. Sim, Ro Ro é insubstituível.
Como substituir Lô Borges (1952 – 2025), criador de melodias e harmonias requintadas que alicerçaram o cancioneiro do Clube da Esquina na década de 1970? Lô partiu aos 73 anos, em 2 de novembro, com a chama da criação ainda viva, a ponto de ter deixado praticamente pronto um álbum com canções inéditas letradas pelo irmão Marcio Borges, poeta fundamental da turma das Geraes.
Não, não haverá um outro Lô Borges. Assim como existiu somente um Jards Macalé (1943 – 2025), anjo torto da MPB que bateu asas em 17 de dezembro, aos 82 anos, deixando obra construída às margens do mainstream, na penumbra reservada aos marginalizados, aos amaldiçoados pelo sistema, aos gênios transgressores.
No samba, o também insubstituível Arlindo Cruz (1958 – 2025) – que já estava fora de cena desde março de 2017, por conta de sequelas de AVC hemorrágico – entristeceu as rodas em 8 de agosto, dia em que morreu aos 66 anos.
Arlindo Cruz foi bamba que tomou partido do samba da melhor qualidade, produzido nos quintais mais nobres do Rio de Janeiro (RJ), nos quais brotou a maestria de Bira Presidente (1937 – 2025) no toque do pandeiro. Um dos fundadores do grupo Fundo de Quintal, Bira morreu em 14 de junho, aos 88 anos.
Pescadora de pérolas do samba da antiga, a cantora Cristina Buarque (1950 – 2025) também deixou legado inestimável ao partir em 20 de abril, aos 74 anos, deixando discos referenciais para um público específico que nunca a viu como “a irmã de Chico Buarque”, mas como a guardiã de tesouro com joias raras do samba.
Não, jamais haverá outra Cristina Buarque. Assim como jamais o mundo conhecerá um músico com a intuição assombrosa, a técnica efervescente e a permanente ebulição criativa de Hermeto Pascoal (1936 – 2025), instrumentista que transcendeu conceitos, gêneros e rótulos ao longo da vida dedicada ao exercício permanente de fazer música e tirar sons de onde menos se espera.
O Bruxo morreu em 13 de setembro aos 89 anos, estando eternizado na galeria dos insubstituíveis ao lado de Preta Gil (1974 – 2025), cantora que deixou rastro de alegria na música do Brasil, mas que fez o país chorar ao morrer aos 50 anos, em 20 de julho, em decorrência de complicações de câncer colorretal.
A precoce saída de cena de Preta Gil evidenciou a força de artista única que, mais do que uma cantora, se tornou uma personalidade por hastear a bandeira da diversidade em um Brasil misógino. Preta Gil presente!
Em 2025, a música do Brasil também perdeu o compositor Antonio Barros (autor de sucessos associados ao universo do forró como Homem com H), o cantor Edy Star, o violonista Félix Junior, a cantora Lilian Knapp, o cantor Lindomar Castilho, a cantora lírica Maria Lúcia Godoy, a cantora Maricenne Costa, o compositor Marquinho PQD, o compositor e produtor Mauro Motta, o letrista Mauro Santa Cecília, o pianista Miguel Proença, a DJ Peppa Oliveira, o guitarrista e produtor Perinho Albuquerque, o guitarrista Rogério Meanda, a cantora Sonia Delfino, o guitarrista Toninho Crespo, o cantor e compositor Vital Farias e o percussionista Zero Awá.
Cada um, de um modo próprio, deixou uma marca na música do Brasil ao sair de cena ao longo do ano. No balanço de perdas e danos da música do brasileira em 2025, o saldo positivo é a eternidade das obras que sobreviverão aos artistas que partiram.

Fonte: G1 Entretenimento

Compartilhar. Facebook Twitter Telegram Email Copy Link WhatsApp

Mais Notícias

Nedra Talley Ross, última membro original do grupo Ronettes, morre aos 80 anos

abril 26, 20260 Visitas

Moacyr Luz e Gabriel Moura se juntam na cadência da brasilidade que rege o álbum colaborativo ‘Moa + Moura’

abril 26, 20260 Visitas

Anitta garimpa o ouro da existência na ruptura espiritual de ‘Equilibrium’, sem renegar o funk em álbum corajoso

abril 26, 20260 Visitas
BANNER LOCAL LATERAL
Top Posts

Veja outros looks polêmicos de Bianca Censori, esposa de Kanye West que apareceu nua no Grammy 2025

fevereiro 4, 202567 Visitas

Mulher desiste de acusar Jay-Z por estupro, diz revista

fevereiro 15, 202556 Visitas

Adolescente e jovem de 23 anos são suspeitos de vender drogas próximo de delegacia e escola, diz polícia

dezembro 28, 202450 Visitas

Médico é suspeito de invadir carro e agredir delegado aposentado durante confusão no trânsito

setembro 19, 202438 Visitas
Siga-nós
Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
Nosso App
© 2026 Rádio afiliada a Farcom Tocantins - www.farcomto.org

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.