Close Menu
Sol 87FM
  • Home
  • Notícias
    • Brasil
    • Tocantins
    • Entretenimento
    • Politica
    • Cidade
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Facebook Instagram WhatsApp
Sol 87FM sexta-feira, 7 novembro
Facebook Instagram TikTok
Pedir Música
  • Home
  • Notícias
    1. Brasil
    2. Tocantins
    3. Entretenimento
    4. Politica
    5. Cidade
    6. Ver Todas

    Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

    setembro 16, 2024

    ‘Maio Amarelo’ tem ações em escolas e ruas para prevenir acidentes no trânsito no AP

    setembro 16, 2024

    Crianças autistas participam de sessão de terapia com cães do Bope em Macapá

    setembro 16, 2024

    Jacaré de 2 metros é resgatado dentro do campus do Ifap em Macapá; é o 2º animal em 17 dias

    setembro 16, 2024

    Suspeito de matar técnica de enfermagem a tiros é preso; mandante está sendo procurado

    novembro 6, 2025

    Mototaxista denunciou policiais militares por abuso de poder dias antes de ser encontrado morto ao lado de moto

    novembro 6, 2025

    Mutirão vai ofertar mais de 400 vagas de emprego com salários de R$ 1.518 a R$ 18 mil; veja como participar

    novembro 6, 2025

    Temporal arranca cabeça de monumento do Cristo Redentor no Tocantins

    novembro 6, 2025

    ‘Predador: Terras Selvagens’ expande universo do personagem com aventura agridoce e bons efeitos; g1 já viu

    novembro 7, 2025

    Dorival Caymmi ganha ode de Adriano Grineberg em álbum com Alaíde Costa, Nasi, Lazzo Matumbi e Danilo Caymmi

    novembro 7, 2025

    ‘GTA 6’ é adiado mais uma vez e vai ser lançado em novembro de 2026

    novembro 6, 2025

    Maria Bethânia vai gravar no Rio, em janeiro, o show dos 60 anos de carreira

    novembro 6, 2025

    Barroso autoriza Marcos Valério a cumprir pena no regime semiaberto

    setembro 16, 2024

    STF perdoa pena de mais dois condenados no mensalão do PT com base no indulto de Temer

    setembro 16, 2024

    Ministro do STF nega revisão de pena para Ramon Hollerbach no mensalão do PT

    setembro 16, 2024

    STF concede liberdade condicional à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello

    setembro 16, 2024

    ‘Predador: Terras Selvagens’ expande universo do personagem com aventura agridoce e bons efeitos; g1 já viu

    novembro 7, 2025

    Dorival Caymmi ganha ode de Adriano Grineberg em álbum com Alaíde Costa, Nasi, Lazzo Matumbi e Danilo Caymmi

    novembro 7, 2025

    Suspeito de matar técnica de enfermagem a tiros é preso; mandante está sendo procurado

    novembro 6, 2025

    ‘GTA 6’ é adiado mais uma vez e vai ser lançado em novembro de 2026

    novembro 6, 2025
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Sol 87FM
Home»Entretenimento»Carlos Cachaça, Nelson Cavaquinho e Cartola têm os caminhos cruzados em livro sobre a filosofia da vida no samba
Entretenimento

Carlos Cachaça, Nelson Cavaquinho e Cartola têm os caminhos cruzados em livro sobre a filosofia da vida no samba

julho 31, 2025Nenhum comentário0 Visitas

Cartola (à esquerda), Carlos Cachaça (ao centro) e Nelson Cavaquinho são vistos no traço de Cássio Loredano na capa do livro de Eliete Negreiros
Ilustrações de Cássio Loredano
♫ OPINIÃO SOBRE LIVRO
Título: Caminho da existência – Nelson Cavaquinho & Cartola & Carlos Cachaça
Autor: Eliete Negreiros
Cotação: ★ ★ ★ 1/2
♬ Angenor de Oliveira (11 de outubro de 1908 – 30 de novembro de 1980), Carlos Moreira de Castro (3 de agosto de 1902 – 16 de agosto de 1999) e Nelson Antônio da Silva (28 ou 29 de outubro de 1911 – 18 de fevereiro de 1986) tiveram os caminhos cruzados pela vivência comum no mundo do samba e no Morro de Mangueira, sede da Estação Primeira de Mangueira, tradicional agremiação carnavalesca do Rio de Janeiro (RJ) à qual os três bambas cariocas estão eternamente associados, sendo Angenor e Carlos dois dos fundadores da escola criada em 1928.
Angenor está imortalizado como Cartola. Carlos é identificado na certidão artística pelo sobrenome Cachaça, indicador da vida boêmia. Nelson passou a ser para sempre Cavaquinho por conta da habilidade singular do músico no toque instrumento que lhe deu o sobrenome artístico.
Unidos tanto na galeria dos imortais do samba como no disco coletivo Fala, Mangueira! (1968), gravado antes de os três bambas terem a chance de fazer os próprios álbuns individuais na década de 1970, Cartola, Carlos Cachaça e Nelson Cavaquinho têm afinidades poéticas e existenciais iluminadas à luz da filosofia do samba e da vida em Caminho da existência, ensaio da pesquisadora musical Eliete Negreiros transformado em livro via Edições Sesc. Na capa, os bambas são vistos em ilustrações do caricaturista Cássio Loredano.
O título do livro Caminho da existência reproduz o nome de poema escrito por Carlos Cachaça em 1930, muito tempo depois musicado por Delcio Carvalho (1939 – 2013) na cadência bonita do samba – em ano impreciso – e enfim gravado por Delcio no álbum Afinal, de 1996.
Cantora associada à Vanguarda Paulista (movimento que sacudiu a música de Sampa na primeira metade da década de 1980) e autora de dois livros em que disseca a filosofia do samba de Paulinho da Viola, Eliete Negreiros reflete no atual livro sobre a forma como a vida – a existência, enfim – é celebrada ou até eventualmente amaldiçoada pela dor nas letras dos sambas destes três bambas de origens pobres que transcenderam os becos e ruelas do Morro de Mangueira para transitar pelo Brasil com obras legitimadas pelas elites culturais. Obras que carregam os sentimentos do mundo.
Cada bamba do samba merece um ensaio. O primeiro ensaio, O samba de Nelson Cavaquinho – Amor, sofrimento e morte, foca a obra deste compositor de vida boêmia e aura lendária que apontou mais os espinhos do que as flores em sambas que espreitam a morte com morbidez em letras de músicas assinadas por Nelson com parceiros como Guilherme de Brito (1922 – 2006), Alcides Caminha (1921 – 1992) e Amâncio Cardoso (19?? – ????), letrista de Luz negra (1964), samba nascido como tema instrumental e assim lançado em disco em 1961 pelo violonista Baden Powell (1937 – 2000).
Após traçar em linhas gerais a biografia de Nelson Cavaquinho, Eliete Negreiros analisa as belezas trágicas de alguns sambas do compositor. A propósito, em todo o livro, a autora se detém mais nos sambas do que na vidas dos compositores. São através das letras deles, os sambas, que Eliete reflete sobre os caminhos alegres ou tristes da existência – mote dos ensaios.
Tais reflexões são feitas com citações de pensamentos de filósofos como Sêneca (4 a.C. – 65) ou escritores como Simone de Beauvoir (1908 – 1986), ambos citados, por exemplo, quando Eliete aborda a questão da velhice e da finitude ao analisar a letra do samba Degraus da vida (Nelson Cavaquinho, César Brasil e Antônio Braga, 1950).
No ensaio sobre o autor de As rosas não falam (1976), Cartola – Samba, delicadeza e amor, a narrativa deixa entrar a luz que iluminava o lirismo da obra do parceiro de Elton Medeiros (1930 – 2019) em O sol nascerá (1964).
Após o relato biográfico da vida de Cartola, a autora discorre especificamente sobre os repertórios lapidares dos dois primeiros álbuns do artista, ambos intitulados Cartola e lançados em 1974 e 1976, entrando também nos sambas dos discos posteriores Verde que te quero rosa (1977) e Cartola 70 anos (1979).
Predomina o tom solar de sambas como Corra e olhe o céu (Cartola e Dalmo Castello, 1974), mas Eliete também discute a rigidez de princípios que rege a lição de moral dada pelo poeta nos versos do samba-canção O mundo é um moinho (1976), uma das obras-primas da obra do inverno do tempo de Cartola.
Por fim, o livro Caminho da existência desemboca no ensaio de maior valor documental, mas infelizmente o mais curto do livro. Os sambas de Carlos Cachaça – O caminho da existência joga alguma luz sobre a vida e a obra de um artista bem menos documentado, discutido e ouvido do que Cartola e Nelson Cavaquinho.
Compositor desde 1922, ano em que fez o samba Não me deixaste ir ao samba em Mangueira, Cachaça somente gravaria o primeiro (e único) álbum solo em 1976.
É sobre o repertório deste álbum que Eliete Negreiros se debruça ao fim do livro, abordando rapidamente músicas como a valsa Clotilde – composta pelo poeta para a companheira da vida inteira – e a obra-prima Alvorada (1968), parceria de Cachaça com Cartola (com quem fez música e letra da primeira parte) e Hermínio Bello de Carvalho (letrista da segunda parte, cuja música é de Cartola).
Se Alvorada descortina a luz dos olhos de quem vê a vida com poesia, Não quero mais amar a ninguém (Cartola, Carlos Cachaça e Zé da Zilda, 1936) traz um eu-lírico de coração fechado no tempo da desilusão. Porque é assim, entre a luz e a sombra, entre a alegria e a tristeza, que caminha a humanidade em existência ora feliz, ora sofrida, em dicotomia tão bem refletida nos sambas desses três bambas de vidas e obras luminosas.
Capa do livro ‘Caminho da existência – Nelson Cavaquinho & Cartola & Carlos Cachaça’, de Eliete Negreiros
Ilustrações de Cássio Loredano

Fonte: G1 Entretenimento

Compartilhar. Facebook Twitter Telegram Email Copy Link WhatsApp

Mais Notícias

‘Predador: Terras Selvagens’ expande universo do personagem com aventura agridoce e bons efeitos; g1 já viu

novembro 7, 20250 Visitas

Dorival Caymmi ganha ode de Adriano Grineberg em álbum com Alaíde Costa, Nasi, Lazzo Matumbi e Danilo Caymmi

novembro 7, 20250 Visitas

‘GTA 6’ é adiado mais uma vez e vai ser lançado em novembro de 2026

novembro 6, 20250 Visitas
BANNER LOCAL LATERAL
Top Posts

Veja outros looks polêmicos de Bianca Censori, esposa de Kanye West que apareceu nua no Grammy 2025

fevereiro 4, 202566 Visitas

Mulher desiste de acusar Jay-Z por estupro, diz revista

fevereiro 15, 202556 Visitas

Adolescente e jovem de 23 anos são suspeitos de vender drogas próximo de delegacia e escola, diz polícia

dezembro 28, 202448 Visitas

Médico é suspeito de invadir carro e agredir delegado aposentado durante confusão no trânsito

setembro 19, 202437 Visitas
Siga-nós
Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
Nosso App
© 2025 Rádio afiliada a Farcom Tocantins - www.farcomto.org

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.